English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores

A graça do SENHOR Jesus Cristo seja CONTIGO!!! Obrigado pela visita,Volte sempre que puder...

O que Pentecostes?



Pentecoste, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é a continuadora da sua missão.... A origem da Festa de Pentecoste vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nela, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança no Sinai (Ex 19. 1-16).

1.PENTECOSTE É A PLENIFICAÇÃO DA VIDA
Pentecoste é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a planificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos seus discípulos.
Podemos notar a importância de Pentecoste nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho é uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito Santo faz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
Dada sua importância, a celebração da Festa de Pentecoste é a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.

2. PENTECOSTE É A ATIVAÇÃO DA AUTORIDADE
Depois da morte de Jesus encontramos trancado numa casa, um grupo de pessoas amedrontadas e desanimadas. Estão juntos, porque precisam de apoio mútuo. Ficam recordando o passado. Há poucas semanas, o seu Mestre e companheiro tinha sido condenado e crucificado.
Recordam o convívio com Jesus, suas palavras, sua morte e ressurreição. Estão reunidos sem saber o que fazer, esperando que Deus faça algo. Mas estão orando e ouvindo a Palavra de Deus.
E de repente, um grande ruído é ouvido. Também sentem um vento impetuoso soprando, pousando sobre eles línguas como de fogo. Este grupo se transforma num conjunto de pessoas animadas e encorajadas, para proclamar com autoridade a Palavra de Deus. Abrem as portas e começam a falar sem medo aos quatro ventos. (At 2.1-13).
O que aconteceu com eles ? Como explicar esta transformação radical ?
A Bíblia diz que Deus enviou o Espírito Santo - e onde este estiver, começam a acontecer coisas milagrosas. “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Co 3.17).
Mas o que significa isto ?
A Bíblia fala em fogo e vento. O vento empurra, levanta, põe em movimento. O vento renova o ar viciado e faz andar. O fogo aquece e produz luz e calor. Em outras palavras: Deus põe vida nestas pessoas. E estas são levadas a falar do que este Deus tem feito nas suas vidas.
Desta forma Deus começa a construir a sua Igreja, uma Igreja eterna, feita de pedras vivas, na qual o Cristo é a pedra angular. E o Espírito Santo está alí onde esta palavra é pregada e aceita como algo que vem de Deus, além de reunir e unir estas pessoas numa comunidade.

3. PENTECOSTE É ACELEBRAÇÃO DA EFUSÃO DO ESPÍRITO
Assim, Pentecoste é o contrário do que aconteceu em Babel. Alí, as pessoas se separaram, porque queriam subir, chegar ao céu, fazendo grande o seu nome. E até mesmo usaram Deus como instrumento de seus planos criativos. Cada qual estava preocupado com o seu prestígio e com isto o diálogo e a comunicação ficam prejudicados. Então, as palavras por mais banais que sejam, tornam-se meios de auto-afirmação. Este tipo de religião não cria união, mas confusão e separação.
Pentecoste indica um rumo diferente. Num mundo cheio de torres, de religiões, de opiniões políticas, filosóficas e religiosas, Deus cria uma nova vida. E o faz por meio da Sua Palavra. Enquanto pessoas falam dos feitos de Deus, cria-se reconciliação e aproximação. Se com nossas simples palavras podemos aproximar, curar, animar e consolar, quanto mais não será possível com a Palavra de Deus!


4.PENTECOSTE É A CONFIRMAÇÃO DO CRISTO ONIPRESENTE
Esta palavra anuncia que Deus não é um Deus ausente, mas que continua a agir e jamais abandona os que nele confiam. “Acaso, pode uma mãe esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que viesse a se esquecer dele, eu todavia, não me esquecerei de ti” (Is 49.15). Esta Palavra une e congrega os que a a ouvem e aceitam. Uma vez aceita, a Palavra leva a falar, a servir e a amar. Ela dá nova vida, conforta, consola, guia e orienta na vida. Nos dá a certeza de que jamais estamos sozinhos neste mundo.
Os sinais externos, descritos no livro de Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito Santos: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecoste marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal. O Espírito Santo de Deus capacita e direciona o cristão a testemunhar, proclamar a Palavra que liberta, cura e salva no nome de Jesus Cristo!
Porisso o nosso mundo tem salvação.Busque encher-se do Espírito Santo. Receba o pentecoste de Deus agora e celebre a nova vida na plenitude de Cristo! Amém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Obrigado a todos!!!

1 Pentecoste